Pesquisar este blog

domingo, 28 de novembro de 2010

Educação em Goiânia leva Capital ao futuro.

Acabo de receber uma grande notícia e veio da secretaria municipal de educação. A informação é que a educação municipal de Goiânia alcançou em 2009 a meta do MEC prevista para 2013. A capital avançou oito anos em quatro, na gestão Iris Rezende e Paulo Garcia de acordo com o IDEB, que avalia a qualidade de cada instituição de ensino no país. O cálculo é baseado em avaliações do INEP e o indicador é medido a cada dois anos. A meta é atingir em 2021 a nota 6, a mesma de países desenvolvidos.
Pois em Goiânia, demos passos a frente do restante do país.
Quando o Ideb nacional está em 4,6, em Goiânia a média nos anos iniciais é de 5,1. A projeção do MEC prevê que se alcance essa média no país só daqui a 3 anos.
Essa é uma conquista clara de um governo que investe no futuro. Iris Rezende deu aula, durante sua administração, sobre ações planejadas para elevar Goiânia e torna-la um destaque nesse país. Paulo Garcia agora dá continuidade aos programas e investe em novos desafios. Essa é a fórmula: valorizar a educação com responsabilidade e transparência.

Goiânia é uma cidade cultural

   Aquela conversa de que Goiânia é uma "cidade rural", "fazenda asfaltada", coisas assim... já era! E outra coisa que se ouvia bastante, era: " Se não tem Mar, vamos pro Bar!!!" já foi, também!!! Chega disso!!!
Cada dia que passa, a capital de Goiás se evolui no aspecto cultural. Diariamente acontece programas bem legais. O que falta na realidade, é uma boa divulgação.
Mais se pesquisar um pouco, nos jornais e na Internet, você encontrará várias opções para sair da mesmice de bares, boates; bares, boates; bares boates;... Goiânia, possui mais de 10 museus, galerias de arte, vários monumentos espalhados pela cidade, fora os teatros e espaços culturais alternativos que sempre tem uma programação cultural bacana, somos a cidade em 5° lugar com mais número de cinema no Brasil (mais de 60 salas) e umas das primeiras em qualidade de vida (pode acreditar!).
Goiânia é uma cidade apaixomente!

Então venho fazer minha parte, divulgando onde tem o que é bom e que poderá te acrescentar em alguma coisa.

A programação esta na agenda do site do Tempo Cultural.
www.tempocultural.com.br/agenda/

Um grande abraço a todos
E bom passeio!!!

sábado, 27 de novembro de 2010

FOTOS E UM POUCO DE MINHA CIDADE!

Qual a primeira coisa que você pensa quando alguém cita a cidade de Goiânia?
Se a sua resposta foi de que você lembrou das duplas sertanejas, que você pensa que aqui é um sertão, ou até já ouviu alguém dizer que aqui é uma fazendo asfaltada, ou já pensou na hipótese também, hoje eu vim aqui dizer:
Não, Goiânia não é assim.Caraca, por que as pessoas tem mania de julgar sem conhecer?
Eu estava lendo no jornal de domingo uma matéria que dizia que os goianos tem baixa alto estima por causa justamente do que as pessoas acham daqui, se sentem discriminados e tal.
Não necessariamente que todos sejam assim, mas muita gente se importa com o que pensam da minha cidade, e muita gente pensa errado sem ao menos conhecer.
Tá, aqui não tem mar, não tem litoral, aqui não é frio e não tem neve como o Sul, mas eu amo Goiânia, aqui é lindo, e é uma capital ótima de se viver.
Não existem apenas duplas sertanejas aqui, nem todo mundo gosta só disso, aliás, eu não gosto de sertanejo. Nós não somos caipiras, nem temos o pé rachado, e apesar de termos um certo sotaque puxando o "r" não somos analfabetos e sabemos falar português corretamente.
Um professor que deu entrevista pra matéria, disse que certa vez ele foi ao Rio de Janeiro pra um doutorado e uma carioca disse que estava espantada com o grande conhecimento dele, mesmo ele morando tão longe. Peraí gente, aqui é o centro do país, não é longe coisa nenhuma. Será que o resto do Brasil pensa que quem mora aqui não tem educação?
Fiquei indignada mesmo quando li essa matéria, ainda mais por pensar que o resto do Brasil pode ter uma visão tão deturpada de onde eu moro.
Esse é o motivo do meu post de hoje, por favor não pensem (se pensaram um dia) assim. E não pensem também que aqui é uma roça asfaltada e que os cavalos galopam por aí pelo trânsito. Aqui não é assim. ok. E se alguém quiser vir a Goiânia, liga pra mim, pode se hospedar na minha casa...

Cidade de Goiania

Goiânia é um município brasileiro e capital do estado de Goiás.

É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil, sendo superada apenas por Brasília, capital federal. É a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, com 256,8 quilômetros quadrados de área urbana. Localiza-se no Planalto Central, a 48 quilômetros de Anápolis e 209 quilômetros a sudoeste de Brasília.

A cidade possui 1.281.975 habitantes,[2], de acordo com as estimativas de 2009 do IBGE, sendo o décimo terceiro município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiânia possui 2.150.097 habitantes, o que a torna a décima primeira região metropolitana mais populosa do país.[3]

Assim como algumas outras cidades brasileiras, Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado de Goiás. Foi fundada em 24 de outubro de 1933, absorvendo, em 1937, da cidade de Goiás, a função de capital do estado.

Essa e a minha cidade!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Menino de rua!!

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/wF_Kij4ZsQY?fs=1&amp;hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/wF_Kij4ZsQY?fs=1&amp;hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Crise na educacao!!

Os trabalhadores da educação do município de Goiânia estão revoltados com a situação de descaso com o ensino público. Os governos municipais sucatearam a educação municipal e impuseram um tremendo arrocho salarial aos trabalhadores. Faltam funcionários nas escolas, já que a prefeitura não manda substitutos para os funcionários administrativos, que ainda recebem abaixo do mínimo, sendo necessário complemento salarial para chegar nesse.

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE

Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a
qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes deverá proporcionar o
acesso aos bens culturais produzidos socialmente e garantir condições concretas
para que o aluno possa construir estruturas que o capacitem para o processo de
educação permanente. Com base nessa premissa, a existência de uma biblioteca,
no contexto escolar, cria as condições básicas para que o indivíduo constitua o
primeiro elo com o capital de conhecimento acumulado ao longo da história, cujo
registro tenha-se dado sob a forma do texto escrito.
Se tomarmos a leitura como um ato construído socialmente, temos de
orientar as ações de leitura, considerando não só as mais variadas formas de
registro escrito, mas também – e fundamentalmente – o acesso irrestrito aos mais
variados suportes de informação. Afinal, a competência do leitor se forma na
constância e na diversidade com que ele visita os mais variados tipos de textos.
Sendo a escola o espaço privilegiado, embora não exclusivo, das práticas sociais
de leitura com o texto escrito, cabe a ela, também, promover o acesso aos
diferentes suportes de informação que abrigam esses textos – da literatura ao
texto científico –, não como redenção para os problemas educacionais, mas como
fator fundamental para uma educação escolar bem-sucedida.